A Biblioteca do Museu Nacional do Teatro e da Dança  (BMNTD) possui cerca de 30.000 títulos de monografias e 300 títulos de publicações periódicas. A colecção da BMNTD incide prioritariamente sobre o teatro, mas aqui pode também  encontrar-se documentação relacionada com outras artes do espectáculo, tais como a dança, a ópera e o circo.

O fundo geral da biblioteca divide-se em dois grandes núcleos : literatura dramática e bibliografia crítica sobre artes do espectáculo. O primeiro núcleo é constituído por peças, monólogos, duetos, cançonetas, teatro infantil, etc... O núcleo de bibliografia crítica, muito vasto, abrange a história, teoria e ensaio.  Deste núcleo destacam-se as obras sobre cenografia, arquitectura teatral, trajes de cena, marionetes, encenação, representação, dança e ópera.  Devem distinguir-se também as coleções de regulamentos, estatutos e legislação, bem como as memórias de gente ligada ao mundo do espectáculo.

Algumas obras são primeiras edições ou edições raras, fazendo também parte deste acervo exemplares de livros anotados por autores, actores ou encenadores, autografados e com interessantes dedicatórias que constituem, por isso, documentos únicos para a história do teatro em Portugal.  Por esta razão não existe livre acesso às estantes nem empréstimo domiciliário.



Capa do livro In-Memoriam AngelaCapa da publicação The language of theatre Capa de A paródia (1900)Capa do livro Dario Fo : revolutionary theatre / Tom BehanCapa do livro Memórias de Eduardo BrasãoCapa do livro Jorge de Sena : uma ideia de teatro / Eugénia VasquesCapa da revista A Scena


Na sala de leitura da BMNTD é disponibilizada uma colecção de referência em livre acesso que apoia a pesquisa dos utilizadores e é composta por dicionários, enciclopédias, obras de abrangência mais generalista ou mais centradas nas artes do espectáculo.

Os números mais recentes das mais relevantes publicações periódicas portuguesas da actualidade sobre teatro encontram-se também na sala de leitura para consulta.

A BMNT possui um núcleo de de fundos especiais que são constituídos pelas seguintes colecções: teatro de cordel, com cerca de 150 opúsculos, publicados nos séculos XVIII e XIX, coplas e libretos. Existe ainda um importante conjunto de peças de teatro originais, guiões, traduções e adaptações dactilografadas ou manuscritas com cerca de 5.000 exemplares, muitas não publicadas.

Nesta biblioteca pode ainda ser consultado um ficheiro com datas de nascimento e morte de várias personalidades ligadas ao espectáculo em Portugal.

A partir da sala de leitura também é possível o acesso a parte das outras colecções do Museu para além do acervo da biblioteca. A visualização das peças poderá ser feita através do programa de gestão de inventário Matriz, mas poderá ser também oferecida a possibilidade de um acesso directo a determinadas peças caso a sua tipologia o permita e a investigação o justifique.

Capa do livro The concise Oxford companion to the theatre / ed. Phyllis Artnoll

Capa da revista De teatro, nº especial (1925)

Capa da revista Vida artística

Capa do livro História do teatro português / Luciana Stegagno Picchio

Capa da revista ADE (nº dedicado ao teatro português actual)

Capa de O jardim da Pierrette / Almada Negreiros